• Assinatura_de cooperação técnica.jpg

    A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), representando o presidente da Assembleia Legislativa deputado Ezequiel Ferreira, assinou, na manhã desta sexta-feira (16), o termo de cooperação entre o Poder Legislativo e a Defensoria Pública do Estado (DPE/RN). O termo permitirá a oferta dos serviços da Assembleia Cidadã durante as ações do projeto “Mulher Viver com Dignidade”, que acontecerá neste sábado (17), na zona Norte de Natal.

    O lançamento do projeto, ocorrido na Assembleia Legislativa, foi aberto com a benção do padre Leoni Nascimento, representando o Centro Educacional Dom Bosco, onde a ação social junto à comunidade será realizada. Em seguida, o grupo Absolutas da Polícia Militar, apresentou o espetáculo “A Carne”, para retratar a violência doméstica e familiar.

    Em seu pronunciamento a deputada destacou a importância do projeto para incentivar a cultura de empoderamento das mulheres vitimas de violência. “O que mais me chamou a atenção neste projeto foi a palavra dignidade. Dar dignidade à mulher vitima da violência e fazê-la perceber que merece respeito, atenção e oportunidades. É o caminho para criar uma cultura de empoderamento junto às mulheres, mostrando para elas que existem pessoas e instituições dispostas a ajudá-las de forma mais efetiva”.

    A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, Ana Lúcia Raymundo, agradeceu o apoio dos parceiros por contribuir com a execução do projeto. “A vida das mulheres agredidas é uma vida de submissão. Essa é a cultura que reina na sociedade e com a ajuda dos parceiros esse projeto será um passo importante para mudar essa realidade e para articular a rede de proteção à mulher de forma mais profunda”, disse a defensora.

    O lançamento do projeto contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Centro Educacional Dom Bosco, SESC, Grupo Reviver e organizações não governamentais.


    Sobre o projeto
     
    O projeto “Mulher Viver com Dignidade”, tem como objetivo a união de esforços do Poder Público e da sociedade para o desenvolvimento de Políticas Públicas e ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado. O programa foi idealizado pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar da DEP/RN, a defensora pública Ana Lúcia Raymundo.

    O projeto será realizado com o apoio de uma rede de parceiros que conta com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeituras, Câmara Municipal de Natal e instituições não governamentais, Centro Educacional Dom Bosco e a Plan International do Brasil.
     
    No sábado (17), a Defensoria irá realizar a primeira ação do projeto “Mulher Viver com Dignidade”. Durante todo o dia, no Centro Educacional Dom Bosco - localizado no conjunto Gramoré, Zona Norte de Natal - será disponibilizada à população uma série de atendimentos nas áreas jurídica, social e de saúde, bem como apresentações culturais e realização de palestras de conscientização para as mulheres, seus companheiros e familiares.
     
    Serviço:
    “Mulher Viver com Dignidade”
    Data: 17 de outubro
    Local: Centro Educacional Dom Bosco – Avenida Guaratinguetá, 715, conjunto Gramoré, Lagoa Azul, Natal-RN.
    Hora: Das 8h30 às 17h