• Casa da Mulher_Aline Bezerra.jpg


    A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) esteve reunida nesta quarta-feira (29), com a titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Julianne Faria e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres do RN (SPM/RN), Flávia Lisboa. Durante o encontro, a deputada solicitou o apoio da Sethas junto à SPM para viabilizar a construção da Casa da Mulher Brasileira no Rio Grande do Norte.


    "Perdemos o recurso federal para a construção da Casa por questões jurídicas no processo de cessão do terreno onde a estrutura seria construída. Então, estou reunindo esforços com a SPM para que o processo seja refeito e levado para apresentação em Brasília com o intuito de conquistarmos novo recurso federal", esclareceu Cristiane Dantas.


    Ainda em 2015. a construção da Casa da Mulher Brasileira foi tema de requerimento apresentado pela deputada, na Assembleia Legislativa. O projeto da Casa reúne, em um só espaço, serviços especializados para mulheres vítimas de violência doméstica, como delegacia, Defensoria, Ministério Público e Judiciário, além de atendimento social, psicológico e de capacitação para o mercado de trabalho.


    "Essa casa é de fundamental importância para a política pública de proteção às mulheres. Os números da violência doméstica não param de crescer no estado e precisamos oferecer um acolhimento mais concreto para essas mulheres", assinalou Cristiane.


    A secretária da Sethas se sensibilizou com o pleito e se comprometeu em oferecer assessoramento que a SPM necessitar. "Vamos unir esforços junto à Secretaria das Mulheres para que a Casa da Mulher Brasileira se torne uma realidade. O terreno pertence à Sethas e já foi cedido à SPM por meio de decreto do Governador. Vamos colaborar também com o pleito por novo recurso federal em Brasília", disse Julianne Faria.


    Ainda em defesa da mulher, a deputada estadual solicitou a inclusão das mulheres vítimas de violência no programa Transporte Cidadão. "Boa parte das vítimas não tem dinheiro para buscar atendimento nos órgãos especializados. Ao serem incluídas nesse programa será uma dificuldade a menos para que elas busquem o apoio necessário para se libertarem da violência", assinalou Cristiane.


    A deputada também tratou sobre meios para a capacitação e disponibilidade de vagas no mercado de trabalho para esse público. Julianne Faria sinalizou que isso poderá ser feito através do Sine Empresarial que será lançado pela Sethas.


    Requerimentos


    Durante a reunião a deputada apresentou pleito para São Gonçalo do Amarante, para a instalação do Restaurante Popular e de uma Central do Cidadão no município da Grande Natal. Os pedidos já haviam sido encaminhados pela parlamentar, na Assembleia Legislativa, por meio de requerimentos.


    "O Restaurante Popular podemos atender de pronto e quanto à Central do Cidadão vamos abrir uma negociação com o Banco Mundial para captação de recursos", disse Julianne.


    “O apoio da deputada Cristiane Dantas tem sido importante para não só criar políticas públicas, mas colocá-las em prática. A parceira dela com a SPM tem sido muito positiva nesse sentido”, avaliou a titular da SPM/RN. Flávia Lisboa.


    "A reunião foi extremamente positiva, pois encaminhei vários pleitos que poderão ser atendidos pela Sethas em prol da população potiguar, em especial às vítimas de violência doméstica", finalizou Cristiane.


     Fotos: Aline Bezerra.