• UTIs.jpg

    O redirecionamento das emendas parlamentares que estão no Orçamento Geral do Estado (OGE), deste ano, vai ser a maneira imediata de os deputados colaborarem para a solução do problema do déficit de Unidades de Terapia Intensiva Infantil (UTIs). Essa foi a decisão tomada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa.  A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) é um das parlamentares que se comprometeu em redistribuir os recursos.

    Na reunião ficou decidido que serão mantidos contatos com os setores de orçamento da Secretaria Estadual de Saúde e com a Secretaria de Planejamento, para a definição das rubricas para onde serão transferidos esses recursos das emendas.

    “A falta de UTI para crianças e recém-nascidos, tem levando muitas delas a morrer por falta de assistência adequada na rede hospitalar do Estado. Então, os recursos das emendas vão ajudar a reduzir esse déficit”, comprometeu-se Cristiane.

    O médico Madson Vidal, um dos coordenadores do movimento Criança Viva disse que a reunião, que já foi um resultado da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, no dia 20 quando foi apresentado o quadro do déficit das Unidades de Terapia.

    “De imediato precisamos ampliar e restaurar as unidades que existem. O déficit é de 300 unidades entre Neonatal e Pediátricas. O maior problema está nas pediátricas, pois não há espaço para as crianças enfermas que precisam dessas UTIs”, disse Mádson.

    Além de Cristiane Dantas, participaram da reunião os deputados Márcia Maia e Fernando Mineiro, os representantes do Ministério Público Estadual, Frente Parlamentar Municipal da Criança e do Adolescente, Defensoria Pública e Conselho Regional de Medicina.