• 597.jpeg

    Durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (28), a deputada Cristiane Dantas (PPL) mencionou a campanha contra o assédio sexual no carnaval. A parlamentar lembrou que a importunação sexual é crime previsto pela Lei nº 13.718/18 que prevê pena de um a cinco anos de prisão.

    Cristiane reforçou esclarecimentos e dicas sobre o crime de importunação sexual e o procedimento que as mulheres devem adotar em caso de assédio durante as festividades carnavalescas. Cristiane lembrou que a importunação se dá diante do não consentimento da mulher como passar a mão nas nádegas, nos seios, levantar a roupa em meio ao carnaval.

    “Depois do não tudo é assédio. As pessoas costumam levar essa situação como brincadeira durante o carnaval, mas precisa haver consentimento da mulher. Existe limite sim”, frisou.

    A deputada também citou ações em curso para o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março. A parlamentar disse que mais do que homenagens, é preciso ações concretas.

    “O Dia Internacional da Mulher se aproxima e mais do que homenagens é preciso realizar ações em vários campos para melhorar as condições de vida das mulheres, seja no mercado de trabalho, no combate à violência e na luta diária por cidadania e dignidade”, destacou Cristiane.

    A parlamentar está apoiando a corrida “Mulheres na Pista”, que vai marcar a data e será realizada no dia 30 de março, na avenida Itapetinga, na Zona Norte, num percurso de cinco quilômetros. as inscrições são gratuitas e serão abertas nesta sexta-feira, 1º, no site da Federação Norte-Riograndense de Atletismo: www.fnaatletismo.com.br .

    “Mais do que uma atividade esportiva e de qualidade de vida, a corrida tem a intenção de motivar as mulheres e conscientizar a sociedade que as relações entre homens e mulheres devem ser pautadas no respeito, na autonomia, na liberdade de andarem na rua da forma como quiserem, no direito de ir e vir”, disse.

    Outro ponto destacado pela deputada foi a Cristiane Dantas também elogiou o coletivo Nísia Floresta, que reúne diversos segmentos na elaboração de políticas públicas para as mulheres. O grupo está arrecadando itens de higiene pessoal para moradoras de rua e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. O gabinete da deputada será um ponto de arrecadação.