• 41.jpg

    A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) representou a Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (29), durante a reunião da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, na Câmara de Natal. Proposto pela vereadora e presidente da frente, Júlia Arruda (PSB), o evento reuniu parlamentares, representantes do poder público e organizações não governamentais, que debateram sobre a adoção de crianças. O assunto foi tema de campanha na Assembleia em junho deste ano e ganhou destaque na discussão.

    Em pronunciamento na tribuna do plenário, a deputada Cristiane Dantas apresentou dados do Cadastro Nacional de Adoção, que apontam que o Rio Grande do Norte registra atualmente 44 crianças na fila para adoção e 250 casais interessados em adotar. Segundo ela, a dificuldade para adoção está no perfil desejado pelos interessados. “Existem mais casais querendo adotar que crianças na fila de espera, entretanto, o maior problema são os critérios que muitos pais impõem à adoção de um filho, tais como cor, idade e sexo”, afirmou Cristiane.

    A deputada disse ainda que a maior procura para adoção é por crianças com até cinco anos de idade, branca, do sexo feminino e preferencialmente sem irmãos. “Por outro lado, o maior número de crianças que esperam ser adotadas são meninos, pardos e negros, maiores de oito anos”, observou.  Ao final do discurso, Cristiane Dantas reforçou a importância da campanha de adoção do Legislativo potiguar e destacou a necessidade de manter o tema em debate. “É fundamental para que os casais quebrem esse preconceito e que o amor à criança seja sempre a primeira escolha”, concluiu a parlamentar.

    Durante a reunião no plenário da Câmara, foi exibido o vídeo institucional da campanha “Adoção: amor não se escolhe”, lançada em junho pelo Legislativo Estadual com foco na adoção sem preconceitos. A vereadora Júlia Arruda enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa e sugeriu que a ação seja adotada pelos legislativos em todo o país. “Uma campanha louvável como essa merece ser copiada e servir de exemplo para todas as Casas legislativas do Brasil”.