• Sala lilas Santana do Seridó_Aline Bezerra.jpg

    Um espaço de acolhimento para as mulheres vítimas de violência doméstica. Esse é o objetivo da Sala Lilás inaugurada na manhã desta sexta-feira (27), na sede da Secretaria de Assistência Social de Santana do Seridó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A abertura do espaço foi o ponto alto da programação da 13ª edição do projeto “Mulher Viver com Dignidade”, no município. O evento foi promovido pela Defensoria Pública em parceira com a Frente Parlamentar da Mulher, presidida pela deputada estadual Cristiane Dantas (PPL), da Assembleia Legislativa e Prefeitura Municipal.

    A abertura da Sala Lilás foi uma sugestão apresentada pela Frente Parlamentar da Mulher e pela Defensoria Pública para marcar de forma concreta o dia de ações de cidadania e empoderamento feminino promovidas durante toda manhã de ontem no município. A sala oferecerá atendimento de psicologia e assistência social para as mulheres santanenses.

    Durante a realização do projeto, que ocorreu em vários pontos da cidade, ainda foram realizadas oficinas de confecção de corações para mulheres mastectomizadas, vassouras pet e de sabão ecológico para o empoderamento feminino; atendimentos de cidadania, como oferta de carteiras de identidade e CPF, além de atendimentos de saúde como aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicemia, e testes rápidos de HIV e Sífilis.

    A programação foi aberta, no Centro Cultural, com a fala da coordenadora do projeto e defensora pública, Anna Lúcia Raymundo, seguida da dança circular que mobilizou homens, mulheres e crianças, além das autoridades com a deputada estadual Cristiane Dantas (PPL), o prefeito Hudson Brito, a vice-prefeita Tatiana Fátima Ferreira, a secretária de Assistência Social Solange Brito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juarez Bezerra, demais vereadores e a população santanense.

    “Foi um muito gratificante ver a Prefeitura apoiar a realização do projeto executado pela Defensoria Pública com o nosso apoio. São de gestores comprometidos assim que a população santanense, e especialmente as mulheres, precisam para garantir a melhoria da qualidade de vida e a dignidade”, avaliou Cristiane Dantas.

    Á tarde, na Câmara Municipal, foi realizada uma audiência pública, promovida pela Frente Parlamentar da Mulher, que contou com a participação das autoridades políticas local, Defensoria Pública, Secretaria Estadual de Políticas paras as Mulheres, Polícias Civil e Militar e da população de Santana do Seridó.