• Outubro Rosa em João Câmara_Aline Bezerra.jpg

    A deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar da Mulher, Cristiane Dantas (PCdoB) reforçou, na manhã desta sexta-feira (27), a importância da campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, durante audiência pública realizada Câmara Municipal de João Câmara. O debate foi proposto pela vereadora Aíze Bezerra.

    Em sua fala a deputada compartilhou a preocupação com as estimativas do câncer de mama no Estado. "A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que sejam detectados cerca de 800 novos casos no nosso estado. Dado este muito preocupante para as autoridades e que só reforça a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Por isso, é importante reforçar a importância da prevenção e da realização da mamografia pelas mulheres", disse Cristiane.

    Durante o debate, autoridades municipais apresentaram um diagnóstico do atendimento das mulheres da cidade e realização da mamografia, único exame capaz de constatar a doença na fase inicial. A presidente do Grupo Reviver Natal, Ana Tereza Fiúza, esclareceu sobre os direitos do paciente com câncer.

    "Os pacientes com câncer têm uma série de direitos durante o tratamento como auxílio doença, saque do FGTS, compra de carro com desconto, inclusão no programa de Benefício de Prestação Continuada para quem é de baixa renda, entre outros. É importante que esses direitos sejam divulgados porque muitos pacientes enfrentam dificuldades financeiras quando são obrigados a se afastarem do emprego e podem encontrar nesses direitos uma forma de minimizar essa situação”, pontuou a Presidente do Grupo Reviver.

    A vereadora Aíze Bezerra agradeceu a participação da deputada. "Foi um debate muito produtivo. A presença da deputada Cristiane Dantas é importante para multiplicar a informação de prevenção do câncer de mama e mostrar que o poder público tem atuado com atenção para as questões de saúde do nosso município", disse a parlamentar propositora da audiência.

    Ainda participaram da audiência pública o vice-prefeito de João Câmara, Oderlim Silva; o secretário municipal de Saúde, Manoel Bernardo; a diretora do Hospital Regional, Josinara, a diretora da Equipe da Saúde da Mulher, Roseane Soares além de vereadores da Casa; e a agente de saúde e diretora do Sindsaúde, Edvalda Lopes. 


    Fotos: Aline Bezerra.

    Outubro Rosa em João Câmara_Aline Bezerra1.jpg
    Outubro Rosa em João Câmara_Aline Bezerra2.jpg