• 01.jpg

    Sensibilizada com a fila de espera das pessoas que aguardam transplante de órgãos no RN, a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) apoiou o lançamento da campanha de doação de órgãos, pela Assembleia Legislativa, ocorrido durante uma audiência pública, nesta terça-feira (11). O debate proposto pelo presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira da Souza, lotou o auditório da Casa, reuniu parlamentares e representantes de entidades ligadas ao tema, que discutiram sobre a realidade da doação e transplantes de órgãos no Rio Grande do Norte.

    De acordo com dados da coordenadoria da Central de Transplantes do RN, o Estado realiza hoje transplantes de rim e córnea. Até o ano passado também transplantava medula óssea. No primeiro quadrimestre de 2017 foram feitos 100 transplantes no Estado. Os números superam as parciais para o mesmo período de 2016, quando foram registram 65 transplantes.

    A lista ativa de espera para transplante no Estado totaliza 296 pacientes, liderada pela espera por transplante renal, com 151 pacientes. Os transplantes de córnea e medula óssea aparecem em seguida, com 123 e 22 pacientes, respectivamente. Quase metade das famílias de potenciais doadores de órgãos no RN se recusa a liberar a doação, índice que chega, atualmente, a 42%.

    “A principal causa apontada de recusa das famílias a doação é o desconhecimento em vida do desejo de doar seus órgãos por parte do falecido, bem como outros fatores culturais, religiosos”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes, Raissa de Medeiros Marques.

    Além de participar da audiência, a deputada Cristiane fez um apelo nas redes sociais. “Todo mundo pode ser doado, não precisa deixar nada escrito. É só avisar a família que quer ser doador e salvar vidas”, alertou a parlamentar, que ainda citou na postagem os tipos de órgãos que podem ser doados para transplante.

    Foto: João Gilberto.