• Patrulha Maria da Penha_Aline Bezerra.jpg

    Os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Mãe Luíza, em Natal, vão receber de forma piloto, a Patrulha Maria da Penha até o fim desse mês. A definição foi feita nesta quarta-feira (17), durante uma reunião provocada pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) com a Secretária Estadual de Segurança Pública, Sheila Freitas; Comandante da Polícia Militar, coronel André Azevedo; Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa; e Polícia Civil através das Deam’s. 

    A Patrulha Maria da Penha foi criada pela Lei N° 10.097/2016, de iniciativa da deputada Cristiane. “Definimos um plano piloto inicial para implantar a patrulha, que é uma cobrança da deputada e um instrumento para o combate à violência doméstica e ao feminicídio. Definimos esses bairros por apresentarem grande índices de casos de violência doméstica e agressão à mulher”, esclareceu a titular da Sesed, Sheila Freitas.

    A patrulha será executada pela Companhia de Policiamento Feminino (CPFEM)  da Polícia Militar em parceira com assistentes sociais da Secretaria de Mulheres (SPM/RN). De acordo com a legislação, sancionada em oito agosto de 2016, deverão patrulhadas, uma vez por semana, a residência ou local de trabalho das mulheres vítimas de violência doméstica que têm medidas protetivas expedidas pela justiça. 

    “O objetivo é manter o agressor afastado das vítimas como determina a medida protetiva. Então, a Patrulha Maria da Penha virá para fiscalizar isso porque é triste ver que uma mulher procurou a delegacia e a justiça, obteve a medida protetiva e, ainda assim, ser vítima de feminicídio”, disse a deputada.

    Participaram também da reunião as delegadas da Mulher, Ana Alexandrina Gadelha, Ana Paula Pinheiro e Igara Maria Rocha,  a comandante da CPFEM, major Soraia Bezerril, e o delegado da DPGRAN,  Júlio Rocha. 

    Foto: Aline Bezerra.