• Violência obstetricia e parto humanizado(1)_Aline Bezerra.jpg

    Por proposição da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa foi palco nesta segunda-feira (8) de audiência pública para discutir soluções contra a violência obstetrícia, com o propósito de encontrar caminhos que apontem para a humanização do parto.

    “Há desatenção, agressões físicas e emocionais na hora do parto e a preferência dos obstetras por cesarianas. Esse conjunto de fatores terminam no que é considerado violência obstétrica em hospitais públicos e privados”, assinalou a deputada Cristiane Dantas.

    Para a promotora Iara Maria Pinheiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, uma das formas de violência mais cruéis são promovidas pela confusão entre o público e o privado.

    “O Ministério Público já pediu a intervenção diversas vezes de casos em que os recursos públicos são drenados para associações privadas e que, ainda por cima, não prestam o devido serviço à parturiente”, criticou a promotora de Justiça.

    Presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal, Maria do Carmo Lopes apontou a peregrinação das mulheres como a violência mais brutal.

    “Mulheres estão morrendo porque, em parto, chegam em um hospital, que não pode atendê-las. Elas passam, então, a sair pelos hospitais mais próximos. Parto não pode esperar. Se houver complicação já na gravidez é ainda mais grave”, criticou Lopes.

    Convidadas a dar sua contribuição, representantes de entidades de associações, secretarias municipais e outras dirigente pediram que medidas fossem elaboradas para serem pleiteadas junto ao Governo do Estado e prefeituras municipais.


    Fotos: Aline Bezerra.

    Violência obstetricia e parto humanizado(2)_Aline Bezerra.jpg
    Violência obstetricia e parto humanizado(3)_Aline Bezerra.jpg
    Violência obstetricia e parto humanizado(4)_Aline Bezerra.jpg
    Violência obstetricia e parto humanizado(5)_Aline Bezerra.jpg
    Violência obstetricia e parto humanizado(6)_Aline Bezerra.jpg
    Violência obstetricia e parto humanizado(7)_Aline Bezerra.jpg
    Violência obstetricia e parto humanizado(8)_Aline Bezerra.jpg