• itep.jpg

    A deputada Estadual Cristiane Dantas (PCdoB) visitou a sede do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep/RN) na manhã da terça-feira (02). A parlamentar foi recebida pelo diretor geral da unidade, Marcos Brandão, e equipe. No encontro, Cristiane solicitou à direção a criação de uma Sala Lilás, para atendimento exclusivo das mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, que se dirigem à unidade para a realização de exame de corpo delito.

    “A criação da Sala Lilás vai humanizar o atendimento do Itep em uma situação delicada para a mulher. A proposta é ter esse espaço para receber de forma mais adequada, com apoio de assistência social e psicologia”, explicou Cristiane.

    Marcos Brandão disse que vai disponibilizar um espaço da unidade para a criação da Sala. Ainda durante a visita, a deputada percorreu diversos setores do Instituto como a Coordenadoria de Identificação, Coordenadoria Criminal, Laboratório Forense. Cristiane ainda acompanhou o trabalho de digitalização do acervo civil. De acordo com o diretor Marcos Brandão, a digitalização já alcançou 80% do arquivo.

    "É um trabalho muito importante que vai permitir maior agilidade na emissão da carteira de identidade, principalmente no que se refere à segunda via. Também iremos realizar o trabalho de digitalização do arquivo de identificação criminal", detalhou o diretor do Itep.

    Ao percorrer os setores da unidade, Cristiane recebeu o cumprimento de diversos servidores. Eles agradeceram o apoio da parlamentar na aprovação e regulamentação do Estatuto do Itep, que permitiu o enquadramento de funcionários há muitos anos lotados na unidade.

    A parlamentar também garantiu apoio a um projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, e que tramita na Assembleia Legislativa que irá beneficiar o Itep na realização de obras estruturais de pequeno porte, sem que a matéria seja avaliada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura.

    “Esse projeto vai desburocratizar a realização de pequenas obras estruturais no Itep e até em outras instituições e secretarias de Governo que ficam na dependência da aprovação da Secretaria de Infraestrutura. Esse processo, que acontece hoje, muitas vezes atrasa a realização de serviços de melhorias nos prédios públicos”, esclareceu a deputada.