• 01.jpeg

    Por proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniu na tarde desta quarta-feira (26) desportistas em audiência pública para elaboração das primeiras propostas para o Plano Estadual de Esportes do Estado.

    “Não podemos deixar nossa contribuição sobre essa matéria, sobretudo porque é evidente que o esporte é um dos mecanismos mais eficientes para evitar que jovens sejam cooptados pelo crime organizado. Queremos propostas plausíveis de execução para investimentos no setor”, destacou a parlamentar.

    Uma das ideias em torno da qual se atingiu consenso foi a da criação de um fundo para o fomento das atividades. Pela sugestão, o fundo daria mais autonomia na medida em que desvincularia o setor da dependência histórica que tem do poder público.

    “Não é que não queremos a ajuda do poder público. Mas hoje, as atividades basicamente dependem do setor público. Se no exemplo de grandes estruturas, como é a equipe olímpica de vôlei, os patrocinadores são estatais, imagine então como não é em nosso Estado”, comparou Igor Ribeiro Dantas, presidente da Federação de Vôlei do Rio Grande do Norte.

    Para o secretário estadual de Esportes, Canindé de França, ainda em 2017 o Estado terá seu plano para o setor. Ele lembrou que essa meta foi anunciada pelo governador Robinson Faria no início do ano. Além disso, antecipou que o processo de licitação para contratação de consultoria está em andamento.

    “Temos consultados organizações públicas de consultoria para elaboração desse plano e esperamos muito em breve deflagrar a abertura do processo de contratação para a elaboração do plano estadual”, destacou o titular da pasta de Esportes.

    Coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Hideraldo Bezerra reforçou a necessidade de políticas pública desenhadas em plano longevo, que não seja afetado por trocas de governos. A ele se uniram representantes de outra organizações e entidades públicas. 

    Fonte: ALRN.

    Foto: Ney Douglas/ALRN.



    02.jpeg
    03.jpeg